terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

»RÚSSIA«

Matrioshkas
Originárias do Japão, mas foram incorporadas à cultura russa há mais de um século. Até há algum tempo atrás, essas bonecas eram dadas às meninas russas antes do casamento, como desejo de fertilidade e boa sorte.
As pinturas representam camponesas russas, contos populares, cenas do dia-a-dia, temas religiosos, políticos e até tecnológicos, como a versão bit das matrioshkas. As pinturas são feitas à mão e gradativamente, ou seja, os detalhes vão crescendo de acordo com o tamanho da boneca. Por isso, a maior sempre terá mais desenhos e detalhes do que a menor.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

»JAPÃO«




ORIGAMI (折り紙)




A arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami".
Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado ou rectângulo - bidimensional - cujas faces podem ser de cores diferentes. Vão-se fazendo dobragens sem cortar o papel até chegar a uma figura tridimensional.
A cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonêsa aquele que fizer mil origamis teria um pedido realizado. =D


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

»CABO VERDE«



Cabo Verde é um país africano, constituído por dez ilhas. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa.
O artesanato tem grande importância na cultura cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país. O artesanato é produzido para utensílio e para decoração. Este é singular e é um verdadeiro instrumento de expressão da cultura popular. Hoje em dia, este é também uma atração para os turistas, sendo o seu fabrico e comercialização o único meio de subsistência para algumas famílias.




























»ESCÓCIA«

A Escócia é uma nação no noroeste da Europa e uma das nações que integram o Reino Unido.
Neste pais umas das pricipais tradições da cultura popular é o Kilt.
O kilt é o saiote pregueado, parcialmente trespassado. O seu quadriculado e cores corresponde a cada família, e que faz parte do traje típico masculino da Escócia.
Tradicionalmente ele era utilizado por guerreiros e batedores dos Clãs, e cada Clã tinha um tartan diferente.
O primeiro kilt encontrado é do ano de 2000 a.C. e foi encontrado perto da região de Nuremberg, na Baviera, trazido pelos celtas.