quarta-feira, 16 de abril de 2008

»VISTA ALEGRE«

Na passada sexta-feira (11 de abril) demos por concluido um dos nossos projectos , uma Visita á
Vista Alegre.

Em geral, podemos afirmar que foi um sucesso. =D

Foi uma visita guiada à Fábrica, à Capela, e ao Museu da Vista alegre.
Ficamos a conhecer os variadíssimos procedimentos que são necessários para a criação de algo que à partida podemos achar que são simples, coisa que não o é na realidade.

Para a construção de uma peça são necessárias várias horas , vários dias e até semanas, mas para a sua crição por vezes são necessarios anos (um, dois anos, e talvez mais).
A Fábrica da Vista alegre produz cerca de 15 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica. Mas em "2002 foi concluído um processo de reengenharia industrial, que permitirá aumentar essa capacidade e volume de produção e está em curso um projecto de integração dos dois centros produtivos de porcelana do grupo (FPVA e Chousa Nova).
Hoje a Vista Alegre, para além de ser líder de mercado em Portugal e possuir uma das melhores e mais bem equipadas fábricas de porcelana de todo o mundo, continua a desenvolver e a preservar a porcelana feita e trabalhada à mão, honrando a sua história e tradição."




Após a visita à fabrica, visitamos a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, que é um dos pontos de interesse da Quinta da Vista Alegre.

"Mandada edificar nos finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manoel, é hoje Monumento Nacional.Com frontispício de pedra rendilhada, a fachada, com duas torres sineiras nos flancos, encimadas por coruchéus, ostenta num grande nicho a imagem em pedra e em tamanho natural de Nossa Senhora da Penha de França.No interior destacam-se os azulejos de finais do século XVII, o retábulo em mármore e talha e os tectos decorados com belíssimos frescos. Do lado direito da nave fica o sumptuoso túmulo em pedra de Ançã, do Bispo de Miranda, um magnífico trabalho do artista Claude Laprade, que é um dos maiores pontos de interesse desta capela."

E por fim, terminamos com uma vistita ao Museu, um museu histórico da vista alegre que "foi inaugurado em 1964 e situa-se nos mesmos terrenos da Fábrica. Aqui podemos observar a evolução histórica da porcelana nos últimos dois séculos e apreciar peças representativas da cerâmica e vidro Vista Alegre desde a sua criação até aos nossos dias. Também encontramos pinturas e objectos relativos à história da Fábrica, dos seus trabalhadores e fundadores, esculturas, colecções especiais e exemplares de encomendas reais.Remodelado em Abril de 2002, o Museu conta agora com uma nova entrada e com espaços de recepção, vendas e lazer. A exibição das peças segue uma linha sequencial desde os vidros e pó de pedra, até às mais recentes produções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre. O Museu da Vista Alegre, testemunho da evolução dos estilos através da porcelana, é um dos mais completos do género, em todo o mundo."

quarta-feira, 2 de abril de 2008

»MÉXICO«


A cultura do México reflecte a história mexicana, resultante da mistura das civilizações pré-hispânicas da Mesoamérica com a cultura de Espanha, transmitida durante os 300 anos de colonização espanhola do México. Existe ainda na cultura mexicana influências dos Estados Unidos da América e, em menor grau, da Europa, África e Ásia.



Música do México

Os rítmos mexicanos são o resultado de uma longa mistura entre numerosas formas de raças dadas, nos últimos 500 anos.

Durante a época pré-colombiana a música formou parte de todas as cerimonias rituais.

Os instrumentos como o huehuetl, espécie de tambor, o teponaztli, um pau ôco, as flautas de cana e argila, os caracóis do mar eram comuns nas cerimonias religiosas e civis.


Com a chegada dos espanhóis os rítmos conservam-se, porém misturados com os recém chegados e, os instrumentos espanhóis, como a guitarra, arpa, violino e órgão impuseram-se rapidamente.


Entre a música popular destacam o huapango, rítmo originário de Veracruz que utiliza instrumentos de corda, sandunga, muito parecida ao fandango, a música rancheira, geralmente de temas de amor e dramáticos ou corrido, muito mais alegre.



teponaztli e huehuetl

A cultura mexicana é uma mescla rica e complexa de tradições indígenas, espanholas e estadunidenses...