quarta-feira, 16 de abril de 2008

»VISTA ALEGRE«

Na passada sexta-feira (11 de abril) demos por concluido um dos nossos projectos , uma Visita á
Vista Alegre.

Em geral, podemos afirmar que foi um sucesso. =D

Foi uma visita guiada à Fábrica, à Capela, e ao Museu da Vista alegre.
Ficamos a conhecer os variadíssimos procedimentos que são necessários para a criação de algo que à partida podemos achar que são simples, coisa que não o é na realidade.

Para a construção de uma peça são necessárias várias horas , vários dias e até semanas, mas para a sua crição por vezes são necessarios anos (um, dois anos, e talvez mais).
A Fábrica da Vista alegre produz cerca de 15 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica. Mas em "2002 foi concluído um processo de reengenharia industrial, que permitirá aumentar essa capacidade e volume de produção e está em curso um projecto de integração dos dois centros produtivos de porcelana do grupo (FPVA e Chousa Nova).
Hoje a Vista Alegre, para além de ser líder de mercado em Portugal e possuir uma das melhores e mais bem equipadas fábricas de porcelana de todo o mundo, continua a desenvolver e a preservar a porcelana feita e trabalhada à mão, honrando a sua história e tradição."




Após a visita à fabrica, visitamos a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, que é um dos pontos de interesse da Quinta da Vista Alegre.

"Mandada edificar nos finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manoel, é hoje Monumento Nacional.Com frontispício de pedra rendilhada, a fachada, com duas torres sineiras nos flancos, encimadas por coruchéus, ostenta num grande nicho a imagem em pedra e em tamanho natural de Nossa Senhora da Penha de França.No interior destacam-se os azulejos de finais do século XVII, o retábulo em mármore e talha e os tectos decorados com belíssimos frescos. Do lado direito da nave fica o sumptuoso túmulo em pedra de Ançã, do Bispo de Miranda, um magnífico trabalho do artista Claude Laprade, que é um dos maiores pontos de interesse desta capela."

E por fim, terminamos com uma vistita ao Museu, um museu histórico da vista alegre que "foi inaugurado em 1964 e situa-se nos mesmos terrenos da Fábrica. Aqui podemos observar a evolução histórica da porcelana nos últimos dois séculos e apreciar peças representativas da cerâmica e vidro Vista Alegre desde a sua criação até aos nossos dias. Também encontramos pinturas e objectos relativos à história da Fábrica, dos seus trabalhadores e fundadores, esculturas, colecções especiais e exemplares de encomendas reais.Remodelado em Abril de 2002, o Museu conta agora com uma nova entrada e com espaços de recepção, vendas e lazer. A exibição das peças segue uma linha sequencial desde os vidros e pó de pedra, até às mais recentes produções da Fábrica de Porcelanas Vista Alegre. O Museu da Vista Alegre, testemunho da evolução dos estilos através da porcelana, é um dos mais completos do género, em todo o mundo."

Sem comentários: